Movimento Marina Silva

Segue minha resposta ao texto que o Emir Sader publicou no seu blog:
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&am...
e republicada aqui
http://www.viomundo.com.br/politica/emir-sader-marina-no-colo-da-di...

Caro Emir Sader,

Como um admirador da sua história, da sua militância, da sua inteligência ímpar, me entristeço com seu texto. Eis o porquê, respeitosamente, discordo em gênero, número e grau:

Primeiro, a Marina nunca foi da corrente preservacionista, mto pelo contrário, sempre brigou pela bandeira do desenvolvimento sustentável. Uma prova disso é que, quando estava a frente do Ministério do Meio Ambiente, foi o período que mais houve liberação de licenças ambientais em toda a história brasileira (inclusive contra o período FHC). Quando ela chegou lá, a média de licenças concedidas por ano era de 140; quando saiu, era de 280 licenças por ano. A diferença é que as licenças foram dadas após ampla discussão com a sociedade e com as comunidades afetadas, com uma avaliação criteriosa de impacto ambiental e de compensação. Resultado, obras gigantescas que estavam paradas a décadas, como as hidreléticas do Rio Madeira e como a BR-163 (que corta a Amazônia ao meio e atende à populações amazônicas isoladas, mas contou com a criação de 8 milhões de hectares de proteção ambiental ao longo do seu trajeto para evitar a grilagem) foram realizadas. Quando ela entrou no Ministéiro, 45 hidrelétricas estavam na justiça, quando ela saiu,
não tinha nenhuma. De que forma isso é ser preservacionista?!?!?

Segundo, sobre o suposto papel direitista que a Marina estaria exercendo nesta eleição, você dá a entender que os 10% de Marina, que podem provocar um segundo turno, estaria fazendo o jogo da direita. Ora, o autor aparenta esquecer o significado de uma eleição em dois turnos. No primeiro, temos a oportunidade de votar em projetos políticos que condizem de forma mais aproximada com o que defendemos, seja o candidato que esteja em primeiro lugar, em terceiro ou em 5 lugar com um traço nas pesquisas de opinião. Não podemos menosprezar esse turno, que é fundamental para disputarmos projetos alternativos, colocarmos em pauta questões e demandas que talvez os dois primeiros candidatos não contemplem. Lembrando inclusive que é um turno desproporcional, no tempo de TV, na cobertura da mídia, no montante de recursos, etc. Já no segundo turno, temos a oportunidade de votar seja em quem acreditamos, seja em quem achamos ser o "menos pior". Aí sim é majoritário, é 50% + 1. Apesar da desigualdade de recursos permanecerem (ainda não temos a exclusividade do financiamento público de campanha), pelo menos o tempo de TV é igual para os dois candidatos. É um turno onde estes dois podem aprofundar as suas propostas, talvez até incorporando algumas bandeiras que outros candidatos do primeiro turno levantavam.
Ora, se o papel do primeiro turno é ter uma diversidade de projetos para que possamos votar naquele que seja mais próximo dos nossos valores, a Marina tem feito isso como nenhum outro. Foi a primeira a apresentar um programa de governo consistente, rico, recheado de diretrizes e de propostas inovadoras. Enquanto a parte de políticas sociais da Dilma se resume, literalmente a "Manter e aprofundar a principal marca do governo Lula - seu olhar social -, ampliando programas como o Bolsa Família e implantando novos programas com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia". A Marina tem apresentado propostas e visões integradas extremamente significativas e imperativas para manter o que há de bom nesse governo (como o Bolsa Família) e ir além, criando as "portas de saída", ao oferecer aos beneficiários um amplo leque de oportunidades, composto por cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, assim como pelo "Sistema S" e pelo Terceiro Setor (que abriria mão do poder de escolha do beneficiário em prol do foco nos 15 milhões mais pobres, ao menos em parte das vagas). A Rede de Agentes de Desenvolvimento Familiar também teria a função de arranjar vagas em creches para que estas mães possam trabalhar, assim como trabalhariam em conjunto com o fortalecimento do Programa Saúde na Família, que previne doenças e cuida da qualidade de vida da população brasileira. Em que medida isso é parte do jogo da direita? Aliás, não é só na área social que a Marina tem inovado, é também na área de Segurança Pública (com a valiosa contribuição do Luiz Eduardo Soares), da Saúde (defendendo a regularização imediata da Emenda 29 e o fortalecimento do Programa Saúde na Família, a descentralização das verbas, etc.), da Educação (prioridade máxima da sua campanha, sendo a primeira a defender o aumento das verbas da Educação para 7% do PIB, defendendo a educação integral, a universalização do ensino médio e infantil, o investimento no ensino superior público e de qualidade, assim como o investimento em centros tecnológicos e de pesquisas que são fundamentais para o nosso desenvolvimento sustentável tanto economicamente quanto socioambientalmente), etc. Se quiser ver essas e outras contribuições da Marina e da campanha dela, leia em http://www.minhamarina.org.br/diretrizes_governo/index.php ).

Finalmente, em relação às críticas da Marina ao Mantega... A Marina não defendeu a tentativa golpista do Serra de impugnar a candidatura da Dilma, mas sim criticou a omissão do ministro responsável pela Receita Federal (e, portanto, pelos vazamentos). Pior, quando o Mantega finalmente se pronunciou, falou algo que não deveria sair da boca de um ministro: falou que a quebra de sigilo era algo corriqueiro e, portanto, sem grande importância. Isso é uma afirmação grave, que afeta a
confiança da sociedade no Estado de Direito, que naturaliza um ato ilícito cometido por agentes do próprio Estado. A crítica de Marina é uma crítica republicana, que conclama a indignação da sociedade face aos crimes cometidos pelo Estado, no Estado. Crimes que não podem ser impunes ou tratados levianamente, crimes que devem ter o mais alto repúdio das autoridades públicas, especialmente aquelas responsáveis pela Receita Federal.

Se quiser conhecer mais sobre a Marina, segue uma seleção temática de vídeos sobre ela: http://www.movmarina.com.br/profiles/blogs/selecao-de-videos-sobre-a

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Movimento Marina Silva para adicionar comentários!

Entrar em Movimento Marina Silva

Comentário de Marcos Marinho em 13 setembro 2010 às 3:22
E o sillencio sobre o pmdb, vice temer, comissários sarney, collor, renan calheiros, o pt do maranhâo, que esquerda eh essa entao????
Comentário de sonia em 11 setembro 2010 às 22:40
Boa resposta, seria bom fazer o sr. emir recordar os apoios silenciosos do que tem de mais retrogrado neste país à candidata de lula...que tal lembrar josé sarney? aliás, porque o sr. emir nao lembrou fhc nao liberou os transgenicos nesse país, e sim o operário, e de cara, com medida provisoria, para depois o ex-advogado da monsanto se transferir ao gabinete de d.dilma para ajudar a legalizar os produtos da monsanto...
Comentário de José Aglais de Oliveira Filho em 11 setembro 2010 às 21:18
Parabéns meu caro Lucas! Você de uma maneira sutil e extremamente elegante, deu o seu recado a altura. Eu tinha uma certa admiração pelos artigos do Sr. Emir Sader. Tinha! Esse pessoal pararam no tempo, esqueceram de evoluir, ainda estão presos nesses chavões esquerda/direita/centro, etc. Eles banalizam os crimes cometidos pelo o Estado, certamente estão com medo de perderem a mamata que esse governo lhes tem dado abundantemente, para tentarem calar a boca e denegrir a imagem de uma pessoa de tamanha integridade como Marina Silva. Eles já estão começando a se sentirem incomodados e vão se sentirem muito mais, pois, a ONDA VERDE se espalha e se amplia grandemente por todo o país. Ainda bem que temos essa juventude (Lucas e tantos outros) literalmente antenados, perfeitamente informados, e em perfeita sintonia com o século 21, dando aulas a esses veteranos e ultrapasados colunistas/blogueiros/jornalistas e petralhas, de como se faz política de uma maneira séria, competente e bastante aprimorada. Como bem disse a Marcela, você mandou super bem, valeu mesmo!
Comentário de Carmen Chagas em 11 setembro 2010 às 17:51
Lucas, já viu o artigo de Marcos Rolim que dá também uma resposta ao Emir Sader?

http://sul21.com.br/jornal/2010/09/emir-sader-no-colo-de-stalin/
Comentário de Marcela Moraes em 7 setembro 2010 às 15:49
mandou bem Lucas!
Comentário de Lucas Coelho Brandão em 6 setembro 2010 às 10:45
Segue a minha resposta à réplica do Emir Sader:

Caro Emir Sader,

De forma alguma a minha defesa da "pauta ambiental" enquanto bandeira que deva ser levantada pela esquerda implica em conceder "diploma de esquerda" para ninguém. Não foi isso o que falei. Simplesmente apontei que a catástrofe ambiental que está se configurando no nosso horizonte foi catalizada pela industrialização frenética e irresponsável do últimos dois séculos (impulsionada pelo capital e pelo lucro). E embora haja uma parcela da burguesia que se identifica com a pauta ambiental (afinal, é uma ameaça à toda humanidade, mas principalmente aos mais pobres), a esquerda deve sim se renovar e incorporar aquela que certamente será uma das frentes de luta do século XXI. Acredito que o que caracteriza a esquerda é muito mais do que a "mera" oposição ao neoliberalismo e à hegemonia imperial norteamericana (oposição esta que Marina sempre exerceu quando estava no PT). Ser de esquerda é, antes de mais nada, ter um compromisso visceral para com a "igualdade" entre os seres humanos, compromisso este que se desdobra em um conjunto de lutas em múltiplas frentes de batalha contra a lógica econômica do nosso sistema que avilta os mais pobres em prol dos mais ricos.
Sobre a política internacional, a Marina tem sim se pronunciado, e muito. A pena é que o 1min24s que ela tem no horário eleitoral, assim como o bloqueio da mídia impeça que até intelectuais de renome conheçam a extensão completa do pensamento dela. Felizmente temos o You Tube, e com ele a memória audiovisual. Segue alguns vídeos da Marina sobre Política Externa:

* Roda Viva: Marina fala sobre as relações do Brasil com o Irã e com Cuba: http://www.youtube.com/watch?v=t_uG792S_Oc
* Senadora aprova aproximação do Brasil com América Latina, mas critica falta de transparência em acordo com franceses (Roda Viva, 21 de setembro de 2009): http://www.youtube.com/watch?v=QPudrVikmNc

* Política externa deve ser regida por princípios (Portal Terra, 26 de julho de 2010): http://www.youtube.com/watch?v=gaLbLL-Cx1M
* Brasil precisa recuperar credibilidade como mediador no continente: http://www.youtube.com/watch?v=i4BUH9Bqky0

* Mercosul precisa ser repensado: http://www.youtube.com/watch?v=dIz-DcYdN5s
Comentário de Lucas Coelho Brandão em 6 setembro 2010 às 10:44
Ele acabou de postar também este comentário:

emir diz:

06/09/2010

a velha midia, direção real da direita no brasil, atacava fortemtente a marina quando ela estava no governo. bastou sair do pt para ter generosos espaços nessa mesma velha midia. alguem já viu a marina criticar o monopolio da midia privada, que lhe dá tantos espaços?
Comentário de Lucas Coelho Brandão em 6 setembro 2010 às 10:44
E a conversa com o Emir Sader continua... Segue a réplica dele à minha resposta:



emir diz:

05/09/2010

para quem deixou passar batidas as declarações da marina contra a dilma, iguaizinhas às da direita tradicional, ver hoje as dela repercutindo as acusações falsas (foi do governo fhc) sobre as tarifas de luz. como a heloisa helena, ela faz o jogo da direita nisso, se deslumbra, não resiste a um microfone na frente. ao se dizer equidistante do pt e dos tucanos, se iguala à heloisa helena, perdeu o rumo de onde está a direita, deixou de pertencer ao campo da esquerda. falar de ecologia o gabeira e o cohn-bendit sempre foram para a direita, o gabeira apoiou todo o processo de privatizaçóes do fhc e o cohn=bendit junto com os verdes alemães, as guerras imperialistas em nome de "guerras humanitárias". a ecologia não dá diploma de esquerda para ninguém. veja como os governos da boliviia e do equador se comportam corretamente sobre o tema. o que caracteriza a esquerda é a oposição ao neoliberalismo e à hegemomia imperial norteamericana. marina nem se pronuncia sobre politica internacional, não dá importancia ou desconhece o tema. é um atraso politico diante do que representa o governo lula e dilma. se houvesse segundo turno, sua posiçáo levaria ao voto branco ou nulo, de forma coerente com isso.

toda a esquerda latinoamericana, o setor mais forte e representativo da esquerda mundial, apoia dilma, não se confundem.
Comentário de Lucas Coelho Brandão em 6 setembro 2010 às 2:23
Além do exposto abaixo, respondi também o seguinte para o Emir Sader:

No entanto, gostaria de ouvir do senhor uma resposta às outras críticas presentes no meu comentário.
Criticar a Dilma (especialmente se você é uma candidata concorrente) não é necessariamente fazer o jogo da direita, ainda mais em uma eleição com dois turnos. Por que essa insistência em ganhar no primeiro turno a qualquer custo (inclusive com o grave custo de se omitir o debate programático por meio de um suposto "plebiscito")?!??!
De que forma, dado o exposto no meu comentário, a posição da Marina seria preservacionista?
Acredito que, apesar da desigualdade de classes ainda existir (ainda não acabamos com a propriedade privada, origem de toda exploração e consequente desigualdade), a velha forma como a nossa sociedade compreendia a divisão entre esquerda e direita desde a Revolução Francesa precisa ser requalificada. Atente para a palavra requalificada, e não eliminada (afinal, ainda há luta de classes).
No âmbito da nossa eleição presidencial, acredito que a posição "de esquerda" da Marina está lastreada justamente na riqueza das suas propostas, todas com um viés social extremamente importante. Não é o mesmo programa máximo da esquerda (defendido pelo P-SOL e cia), mas oferece alternativas e propostas significativas para dar um novo salto na direção social que o governo federal adotou nos últimos anos. Ela não se limita a reproduzir/continuar o governo Lula, ela quer sucedê-lo, oferecer novas soluções para os (inúmeros e gigantescos) problemas que ainda não foram solucionados. Por isso expus algumas propostas do programa da Marina. Democracia é debate de ideias, de projetos, e isso a Marina vem fazendo melhor do que qualquer outro candidato.
Por fim, acredito que a "pauta ambiental" da Marina precisa ser posta realmente como ela é, uma visão que dá o devido valor à urgência do colapso ambiental que ameaça o nosso planeta. Ou seja, que ameaça tanto os ricos quanto os pobres. Mas, ameaça-os (como sempre) de forma desigual. Quem mais sofre os efeitos do aquecimento global não é a burguesia que tem os recursos para morar em localidades que não alagam, que não pegam fogo, que não sofrem a carência de água, etc. Defender a urgência da pauta ambiental também é, caro Emir, uma posição de "esquerda".
Comentário de Lucas Coelho Brandão em 6 setembro 2010 às 1:59
Aparentemente o Emir Sader confundiu as críticas da Marina à Dilma e à quebra de sigilo (assim como ao silêncio do Mantega) com uma defesa da tentativa golpista do Serra de tentar impugnar as eleições. Não são a mesma coisa, em hipótese alguma. Enquanto a tentativa de Serra procura subverter a democracia, a da Marina representa o próprio exercício da democracia, do confronto democrático entre princípios e valores.
A respeito da crítica do Emir à fala da Marina "se a Dilma (sic) faz isso agora, vai saber o que faria no governo”. Não ouvi esta declaração (que supostamente incriminaria a Dilma sem as devidas provas) por parte da Marina e tampouco sei em qual contexto ela foi dada (no blog oficial da Marina não há tal afirmação), mas suponho que ela até as tenha realizado. Neste (único) ponto, concordo com o Emir de que a fala é péssima, pois esta ligação entre a Dilma ou o PT com a quebra de sigilo (por mais óbvia que possa parecer para alguns), precisa ser antes investigada e comprovada. No entanto, chamo a atenção para o fato de que todas as outras inúmeras intervenções da Marina foram justamente no sentido de criticar a quebra de sigilo e a sua naturalização por parte de membros do governo Lula e da campanha da Dilma, assim como no sentido de exigir uma investigação criteriosa e uma punição para os devidos responsáveis. Ela afirma, inclusive, que não pretende fazer "acusações levianas". Veja a eloquente fala dela em http://www.youtube.com/watch?v=NsSsD24V_88 Assim como leia outra fala dela nesse sentido que saiu no G1, reproduzida abaixo:

"Antes de ficar com uma preocupação individual, tenho a preocupação institucional como senadora, como candidata e cidadã, de que se investigue e que possa se punir os culpados, que se assumam responsabilidades com esse descontrole na gestão pública. Aos poucos se está descobrindo que existe muito 'pé de barro' na gestão pública", afirmou.

Apesar do episódio, Marina disse que manterá sua campanha no nível da discussão de propostas e que não fará "acusações levianas". "Eu quero ganhar as eleições com as instituições. Para que as instituições funcionem, é fundamental o respeito à lei, o respeito ao cidadão e que a gestão pública não fique banalizada pelos erros cometidos que vêm se repetindo."

(http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/09/dilma-s...)

© 2012   Criado por Movimento.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço