Movimento Marina Silva

Como podemos, objetivamente, participar da construção de um projeto de campanha e, principalmente, de governo? Afinal, nosso objetivo mais concreto é a eleição de Marina presidente, a conquista do poder EXECUTIVO. Como contrubuir e nos comprometer com as propostas que deverão ser executadas pelo futuro governo de Marina? Creio que o nosso engajamento na contrução desse projeto fortalecerá o movimento e garantirá a sutentabilidade necessária ao futuro governo. A questão é como contribuir: nos organizaremos de que modo na formulação das propostas, sistematizaremos de que modo as idéias apresentadas, nos comprometeremos de que modo com a campanha em pró desse projeto? É imprescindível termos como condutor dessa rede virtual, além de
nossos desejos e esparanças comuns, um projeto e uma agenda comuns.

Fico entusiasmado com a possibilidade de realizarmos um novo modo de fazer política no país durante essa campanha presidencial, fundamentado
na ação coletiva e na articulação em rede. Fico
extremamente contente em termos a Marina Silva como liderança desse
movimento suprapartidário por um Brasil, ou melhor, um mundo democrático e
sustentável. Entretanto, ainda me preocupa o caráter pouco propositivo
do movimento, considerando um projeto político de governo, além da campanha. Vamos lá!

Tags: movimento, participação, projetos, propostas

Exibições: 16

Responder esta

Respostas a este tópico

Já apresento duas ideias:
1. podemos reunir os resultados de todas as conferências nacionais já realizadas no país, em diversas áreas. As conferências são um mecanismo de consulta importante que não está restrito ao atual governo, portanto não podem ser ignoradas;
2. podemos também nos organizar em foruns a partir das pastas executivas federais (ministérios e secretarias), disponibilizar os dados públicos, como orçamentos e ações realizadas e abrir discussões sobre futuras diretrizes.
Creio que quanto mais transparência houver nos processos de execução orçamentária e de circulação das informações mais assegurada está a participação democrática.
Prezado Enrico,

Muitíssimo pertinente a sua preocupação e provocação. De fato, a propositividade ainda nos falta ser feita de forma mais organizada e consistente.

Da forma que somos, 100% voluntários, é dificil organizar isso, por que requer um trabalho de sistematização, organização, acomopanhamento. O pouco que estamos avançando aqui é "tirando leite de pedra". Estou procurando apoio de empresários e outras pessoas mas ainda sem sucesso, para termos algumas pessoas cuidando do operacional do site.

Eu sei disso por que fui redator do Plano Nacional de Cultura, que sendo apenas um tema, foi trabalho "mostruoso". Isto não e algo simples de fazer.

Uma idéia que tenho em mente, e inclusive conversei com Marina no FSM e ela achou boa, é a de que divulguemos experiências que estão dando certo nos municípios, feitas pelo poder local ou pela sociedade civil, em redes, etc. Compartilharmos e refletirmos sobre boas experiências, o que serviria como matéria prima para a equipe de Marina escutar a sociedade.

Assim estariamos fazendo algo dentro de nossas possibilidades e dando uma contribuição efetiva para Marina e para o Brasil. O que acha?
Caro Eduardo,
acho ótima a ideia! E me parece que vai ao encontro da aproximação que a própria Marina quer com o que ela chama de "núcleos vivos da sociedade". Um novo modo de fazer política deve necessariamente considerar o poder de realização de outros atores políticos além do estado, né? Acho mesmo importante que nos aproximemos de outras organizações sociais e iniciativas. Fica então a sugestão de realizarmos um banco de dados com as experiências que estão dando certo nos municípios. Podemos sugerir essa pesquisa aos grupos municipais e estaduais do movimento.
Olá Enrico e Eduardo,

Acredito que este deve ser o próximo passo do Movimento. Organizar informações para tornar o plano mais objetivo, ajudar a estabelecer metas e delinear programas. Ao mesmo tempo que a falta de recursos é um fator dificultador, é também um fator regulador. Se não podemos fazer algo muito elaborado e complexo, façamos o que está ao nosso alcance.

O levantamento de boas práticas no municípios é uma idéia fantástica, mas acho que ela não pode estar desvinculada de uma proposta mais focada.

Sei que um plano de governo é algo bastante trabalhoso e complexo, mas acho que podemos tentar usar as ferramentas que temos, como esses programas de Gestão de Projetos que organiza Objetivos, Metas, Prazos, Recursos, Público, vinculando-os em formato marco lógico. Existem programas desses colaborativos e online (já usei, mas não me lembro o nome, vou buscar). Acho que com as Boas Práticas, podemos começar já, mas conforme se densenrolar esta etapa, podemos ir além.

Acredito que podemos criar uma área específica para isso com uma Matriz com perguntas orientadoras. Nesta área utilizamos as ferramentas diponíveis, como wiki, enquetes e fóruns.

Um bom começo é ter um texto introdutório sobre cada área (Educação, Economia, Energia, Trabalho, Segurança Pública, Meio Ambiente...) com uma enquete sobre as Prioridades, e seguida de um fórum orientado que qualifique os resultados da enquete.

Podemos não chegar à um produto conciso e ideal... mas produziremos um conteúdo bastante útil para a plataforma de governo.

O que nos faz muita falta agora é uma pessoa para coordenar este processo em cada área. Pessoas com expertiz na área, alinhados com os objetivos do Movimento, dispostos a Escrever o texto introdutório e coordenar a produção.

Como mobilizar estas pessoas?
Caro Enrico e demais amigos Marineiros,
é realmente importantissimo tornar este movimento mais propositivo - mas propostas devem estar acompanhadas de mais informaçao.
Se vamos informar sobre as melhores praticas surgidas pela iniciativa da sociedade civil nos municipios, convém também elaborar um plano de divulgaçao de informaçoes fundamentais sobre temas recorrentes nos jornais, TV e discursos - talvez um glossario.
O q quero dizer com isso?
Pensei nisso quando vi as manifestaçoes no Rio pelos royalties do Pré-sal. Alguns dos entrevistados nao sabiam o que sao royalties. Mas o pior nao era eles estarem brigando por algo que mal sabem definir: o pior era todo aquele povo reunido por isso, ao invés de brigar por uma matriz energetica limpa, ao invés de criticar os riscos ambientais envolvidos na exploraçao do petroleo, e sem se perguntar por que todo o dinheiro a ser investido ali nao pode servir à melhoria do ensino desde a primeira infancia...

Um glossario poderia conter itens informativos, mas fundamentais, escritos em paragrafos curtos, que serviriam para a compreensao de determinados pontos de discursos dos candidatos:
o que é desenvolvimentismo?
o que é neo-liberalismo?
o que é desenvolvimento sustentavel?
o que é sustentabilidade?
o que é educaçao de qualidade?
o que é tecnologia social?
o que é software livre?
o que é politica?
o que é democracia?
o que é cidadania?
o que é energia limpa?
o que é energia renovavel?
o que é ética?
o que é consumo consciente?
...
e por ai vai... o wiki seria uma ferramenta maravilhosa para elaborar textos melhores.
o que vcs acham?
fico pensando... Marina pode até nao ganhar esta eleiçao, mas o modo de se fazer politica neste pais nao pode mais ser o mesmo.
Difundindo artigo como este:
"O que se tem claro é que, depois da era Lula, o jogo partidário nunca mais será o mesmo. PT e PSDB nasceram da luta contra a ditadura. O PSDB se consolidou em uma aliança com a velha mídia, que já não tem mais a influência de outrora. A nova opinião pública incorpora ideias que permitem novos pactos sociais, como o verde de Marina Silva com empresários progressistas de São Paulo."
Leia mais: http://ning.it/cvbKch
Acho que uma sólida proposta para a EDUCAÇÃO é o que falta em TODOS os candidatos. MArina tem o diferencial do meio ambiente. Se tivesse também o da educação, seria uma grande força!
Creio que se escrevermos sobre a Marina e divulgarmos, se fizermos uma campanha limpa, mas marcando claramente as diferenças entre Marina e Dilma e questionando a atual prática política do PT, já é um início. Quanto mais gente trouxermos para um momento de reflexão, melhor é. E devemos utilizar todos os meios DIGITAIS e gratuitos para divulgar a campanha. Passar para lista de e-mails, fazer uma corrente grande e trazer mais e mais gente ao movimento. Há formas de espalhar material também, mas deve ser feita com cuidado e custa R$. AO meu alcance, vejo que posso fazer isso: divulgar o nome MArina e ajudar a combater as pseudo calúnias que já siurgiram...
Acho e acredito que a MARINA deveria apresentar uma proposta de uma educação de boa qualidade e ampla a nossa sociedade tão desigual entre classes sociais e entre regioes, portanto eu acredito que seja uma proposta utilizada em todos os meios de comunicaçoes e por isso, VAMOS A VITÓRIA .
legal, acho que é preciso ORGANIZAÇÃO por áreas específicas...eu, por exemplo, sou profissional de saúde,milito no movimento ambientalista, então a gente precisa se unir e organizar o que é principal pra marina fazer seu projeto de governo...acho FUNDAMENTAL, como nutricionista, discutirmos a invasão dos transgenicos, é preciso mostrar pro povo o que o governo lula fez, hoje somos o segundo maior produtor de trasngenicos do mundo, e a gente não tem a menor ideia do que está comendo. O que isso significa para o pequeno agricultor? para o meio ambiente? como vai ser nosso futuro? meia duzia de empresas pode dominar a produção de alimentos? e nossa soberania? e como garantir o direito à alimentação adequada? de que alimentação estamos falando? ai meu deus, é tanta coisa que fica fora do debate...precisamos fazer política de verdade...mas não será facil, nao estamos habituados a aprofundar questões...acho que a grande novidade da marina é pautar a discussao sobre que sociedade queremos..não basta só centrar a política na economia, o objetivo da politica é a humanidade, o povo, não é o dinheiro
Prezado Enrico Rocha:
Creio ter refletido nos posts indicados pelos links abaixo, aquí nesta rede, as idéias que você considera sobre ação coletiva e campanha propositiva articulada pela rede. Proponho a difusão do "folder" "Manifestação Estudantil Expontânea Nacional Virtual contra a Corrupção e a Violência" em texto word que permite comentário e leva a links que entendo fortes o bastante para fazer que estudantes de todo o país associem Marina como a candidata necessária e ideal. Se eventualmente ainda assim não estiver sendo, fica a possibilidade de adequar links que a farão ser considerada como tal.
Gostaria de receber seu comentário e crítica também de outros marineiros para, juntamene com todos, se possível, fazer que a idéia alcance estudantes de todo o Brasil. Então, milhares de estudantes farão acontecer pensamentos positivos e ação coletiva favorável.
Atenciosamente, NMLima

RSS

© 2012   Criado por Movimento.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço